Rotas de turismo religioso

 

NOVA TRENTO

 

Município localizado a 75 km da cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina, possui como principal atrativo o Santuário de Madre Paulina, inaugurado no ano de 2006;

Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, construido entre 1899 e 1912, situado no Morro da Cruz a 525 metros de altura. Lá existe uma estatua de bronze de Nossa Senhora do Bom Socorro, , doada pela familia imperial da França e carregada pelos colonizadores até  o alto do morro.Em cima da igreja um mirante possibilita ver o encontro das águas do Rio Tijucas com o mar. 

 

FAZENDA NOVA

Conhecida como a Nova Jerusalém, a cidade teatro, distante da cidade de Recife, no Estado de Pernambuco, a aproximadamente 180 km, famosa pelas suas encenações, conta a historia dos últimos dias de Jesus, um dos maiores teatros a céu aberto do mundo.

BELEM 

A capital Paraense abriga uma das maiores procissões do mundo, O Círio de Nazaré, que ocorre no segundo domingo de outubro, e é uma homenagem a mãe de Jesus, freqüentada por mais de dois milhões de romeiros, que acompanham a imagem da Virgem de Nazaré, no trecho de quase quatro quilômetros entre a Catedral Metropolitana da cidade e a Praça Santuário de Nazaré. A corda do círio, o simbólico elo entre os fieis e a Santa, é a atração mais disputada na caminhada. 

JUAZEIRO DO NORTE

No vale do Cariri, uma extensa área que engloba os Estados do Ceara, Paraíba e Pernambuco, localiza-se o centro religioso do Padre Cícero, um dos principais mitos do povo nordestino, há 600 km da cidade de Fortaleza, no município de Juazeiro do Norte, que recebem fiéis a partir de 30 de outubro, que saem em romarias que duram cerca de quatro dias.

 

PIRAPORA DO BOM JESUS

Localizada a 54 quilometros da cidade de Saõ Paulo/SP, conta com onze meses de romarias por ano, sendo tradicional os tapetes coloridos que enfeitam as ruas do centro historico. 

BRUSQUE 

Santuário Nossa Senhora do Caravaggio, localizado a 3 km de Brusque, no vale Europeu, conhecido como Vale de Azambuja, centro de perigrinações desde 1867, quando a Capela recebeu a benção do Padre Marcelo Rocchi.

 

FLORIANOPOLIS

Procissão do Senhor Jesus dos Passos, existe à aproximadamente  240 anos. Uma de suas caracteristicas acontece ao sopé da colina do Hospital, quando a imagem do Senhor Jesus dos Passos faz um giro de 360 gráus sobre si mesma, como se despedindo  por mais um ano na cidade. 

IMARUI

Santuário Diocesano da Bem Aventurada Albertina, lugar que vem atraindo fieis e  jovens, nessa pequena comunidade de Imarui, sul do Estado, onde nasceu em 11 de abril de 1919, Albertina Berkenbrock, filha de imigrantes alemães, assassinada  aos doze anos de idade, ao resistir uma tentativa de estupro. O primeiro sinal de santidade de Albertina, ocorreu já no dia de sua morte, segundo consta o sangue jorrava de seu pescoço sempre que o agressor, ex empregado do seu pai, aproximava-se do caixão. Foi beatificada em 2007, na Catedral Diocesana de Tubarão.

 

 BOM JESUS DA LAPA

As principais romarias ao Santuário de Bom Jesus da Lapa estão programadas geralmente para acontecer no mês de julho, mas essa cidade distante de Salvador 777 Km, recebe fiéis o ano todo. As Grutas para oração e a Sala dos Milagres são os  destaques desse local sagrado, com mais de 300 anos de história. 

PARANAGUÁ

A parada final do trem que sai de Curitiba é a cidade de Paranaguá, que sedia o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, que  recebe fiéis o ano todo,  principalmente no mês de novembro quando acontece a Festa de Nossa Senhora do Rocio. 

SALVADOR

Salvador conta com 365 igrejas católicas, e uma de suas festas tradicionais é a Lavagem do Bonfim e a Festa de Iemanjá, na Praia do Rio Vermelho.

 

fontes: 

Catolicismo.com.br

Turismo ig.com.br

Hotelestação de minas.com.br

Santur-Turismo religioso.

 

 

Veja Também:

-Calendário turístico de Aparecida